CBCISS
Index       Dúvidas      Cadastro
   
 
História do CBCISS
 
Como tudo começou?
 

    No I Congresso Pan-Americano de Serviço Social realizado em 1945, no Chile, o médico francês Dr. René Sand, fundador do ICSW em 1928, recomenda que fossem criados “Comitês” para os países da América Latina, ao enfatizar as exigências da necessidade de Justiça social para os povos destes países.

    Os Congressistas participantes indicaram o Brasil para sediar em 1947 o II Congresso Pan-Americano de Serviço Social, na cidade do Rio de Janeiro, na época, distrito federal, tendo a Delegação Brasileira representada pelo Dr. Moacyr Velloso Cardoso de Oliveira, assumindo o compromisso de realizar e evento, assim como fundar no Brasil o Comitê Representativo da Conferência Internacional de Serviço SocialICSW que ocorreu em 1947.

     Entretanto a Conferência só foi possível realizar no período de 2 a 9 de julho e 1949, no Rio de Janeiro (DF) com o tema “Família e Serviço Social”. Com a publicação do registro no Diário Oficial de 22/8/1957, o CBCISS passou a ter existência jurídico-administrativa, tendo co atribuições:

  • Preparar e inscrever os brasileiros nas Conferências Internacionais promovidas pelo ICSW, de dois em dois anos;
  • Divulgar, no Brasil, as conclusões das conferências;
  • Incentivar, no Brasil, a cooperação e o intercâmbio entre instituições e profissionais que atuam no campo dos serviços sociais;
  • A primeira sede do CBCISS se situava á rua da Candelária - Rio de Janeiro.

     O Serviço Social do ComércioSESC e o Serviço Social da IndustriaSESI, são entidades fundadoras que se constituíram como mantenedores em 1961. O SESC cedeu uma sala  - na Av. General Justo n. 307/5. andar Rio de Janeiro para desenvolver suas atividades.

     Em 1966, houve a mudança da categoria de Serviços Sociais, para atender às exigências do Conselho Internacional de Bem-Estar Social, ampliando seus objetivos e funções, passando a ser denominada de “Centro brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais”.

     Em 1974, transfere sua sede para rua Santa Luzia n. 685/2. andar , sendo as novas instalações cedidas pelo SESI através de comodato.

Próxima Página >>
Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais - CBCISS
Copyright© - Todos os Direitos Reservados